A Erva de São João ou como também é conhecida Hipérico, tem seu nome científico Hypericum perforatum. Registros mostram que essa planta é usada a séculos, inclusive foi registrada como um medicamento testado e comprovado pelo pai da medicina,
Hipócrates, sua origem é europeia, mas pode ser encontrada em várias partes do mundo, geralmente, em campos e matas, suas flores são amarelas e são usadas no chá após secas.
Benefícios da Erva de São João
Antidepressivo – as propriedades como as hipericinas presentes na Hypericum perforatum são muito eficazes na melhora da depressão por melhorar o humor e a ansiedade, esse é inclusive o antidepressivo mais usado na Alemanha.
Emagrecimento – esse é um popular remédio usado para perder peso, sua fórmula contém propriedades que diminuem a ansiedade comumente saciada com a comida, além de ser antioxidante e pesquisas mostrar resultados positivos no aumento do foco e auxilia em transtorno de déficit de atenção.
Ação antimicrobiana e antifúngica – pesquisas mostram a propriedades antimicrobiana e antifúngica da erva de São João, que inibem o crescimento de bactérias e fungos.
Antioxidante e prevenção contra o câncer – isso se deve devido aos compostos fenólicos, que atuam no combate aos radicais livres, que causam o envelhecimento celular precoce e aumentam os riscos para doenças, como o câncer.
Problemas na pele – a Erva-de-São-João é muito popular para ferimentos na pele, dores nos nervos, queimaduras e hemorroidas. Seus componentes, hipericina e hiperforina, possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana. A presença de tanino na erva ajuda a aliviar irritações de pele.
Parar de fumar – a Hypericum perforatum é muito conhecida e usada por quem quer parar de fumar. Ela ajuda no bom humor, combate da depressão e a se obter uma atividade mental positiva durante todo o processo.
Melhora a circulação cardíaca e sanguínea – suas propriedades medicinais ajudam no bom funcionamento do coração, além de possuir antioxidantes e antibacterianas que ajudam na purificação do sangue.
Disenteria, vermes e diarreia – a Erva de São João é muito popular e usada na solução de problemas intestinais por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatória, além de ser digestiva também.
Sugestão de como usar a erva de são João chá:
20 gramas de folhas secas de Erva-de-São-João, 500ml de água fervente.
Coloque a erva em uma caneca e adicione cuidadosamente a água, deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Depois de coada, você pode tomar morna ou gelada, com a adição de açúcar ou adoçante opcional em seu chá.